Bem vindo ao CIM - Centro de Investigações Mamarias

Atendimento : de Seg a Sex das 07h às 18h, Sábado das 07h às 12h
  PABX : (11) 2602-7766

Outubro Rosa 2019, no CIM

Campanha anual, internacional, durante todo o mês de outubro, com o objetivo de ALERTAR A SOCIEDADE, sobre a importância da prevenção (fazendo mamografia), diagnóstico precoce, e tratamento do câncer de mama; uma das doenças que mais mata mulheres mundo afora.

O CÂNCER DE MAMA “NAS SUAS FASES INICIAIS, É CURÁVEL, A MAMA PODE SER RECONSTRUÍDA OU REMODELADA, AS MUTILAÇÕES, DO PASSADO, NÃO ACONTECERÃO. POR OUTRO LADO OS TRATAMENTOS COMPLEMENTARES SERÃO MAIS BRANDOS E TOLERÁVEIS, EM MUITOS CASOS, SEM QUIMIOTERAPIA’’

Mulheres até 40 anos com história familiar grave (mãe, irmã(s), prima(s), mamografias anuais, ultrassom de mama, excepcionalmente, Ressonância Magnética da mama.

* Estas pacientes podem precisar de uma consulta também com um Médico Geneticista para ver seu risco, ou de seus parentes próximos para câncer de mama e ou outros.

Mulheres, que já são mães, abaixo de 40 anos, com câncer de mama (após Teste Genético), suas filhas, se constata a alteração nos genes BRCA1 / BRCA2, iniciarão as mamografias, 10 anos, antes, da idade que a mãe teve o câncer de mama.

Vale à pena lembrar os homens (1 % de incidência), que a maior causa de câncer de mama masculino é a alteração (mutação), nestes genes.

Mulheres com mais de 40 anos, sem história familiar: mamografia todos os anos.
IMPORTANTE: O ultrassom de mama NÃO substitui a mamografia, só a complementa em caso de mamas densas.

Por último, a RESSONÂNCIA MAGNÉTICA das mamas é um exame importante mas tem indicações bem especificas e o Mastologista e ou Oncologista Clínico, saberão destas indicações e em que situações ela pode ajudar.

Dr. Rubens Prudencio
Mastologista do CIM